Quanto Custa Construir com Estruturas Pré-Fabricadas em 2025?

Primeiro, uma breve conceituação do tema. As obras pré-fabricadas, construídas a partir de modelos industriais, destacam-se pela rapidez e segurança em comparação aos métodos convencionais. Essas obras geram menos resíduos, já que as peças são fabricadas e transportadas prontas. Além

Primeiro, uma breve conceituação do tema. As obras pré-fabricadas, construídas a partir de modelos industriais, destacam-se pela rapidez e segurança em comparação aos métodos convencionais. Essas obras geram menos resíduos, já que as peças são fabricadas e transportadas prontas. Além disso, são mais sustentáveis ao otimizar o consumo de matéria-prima. Os projetos pré-fabricados evitam desperdícios e custos adicionais, com preços e materiais definidos e negociados antecipadamente. A rapidez na montagem assegura o cumprimento do cronograma. Com isso, as empresas obtêm um retorno financeiro antecipado, tornando os pré-fabricados uma opção de bom custo-benefício.

A pergunta que não quer calar: Quanto custa uma construção com estrutura de concreto pré-fabricada?

Eu poderia responder de uma forma segura para mim: depende do projeto. Sim, com certeza. Já projetamos a sede do Grupo Cerradinho com pré-fabricados e um galpão rural de pórtico articulado. Projetos opostos no tipo de uso, dimensão de vãos livres e na qualidade do acabamento.

Mas vamos colocar números, afinal você está aqui para isto. Podemos falar que uma estrutura de pórticos articulados de concreto parte de R$380,00 por metro quadrado de construção enquanto obras que utilizam pré-fabricados pesados e protensão partem de R$700,00 por metro quadrado de construção. Estes valores referem-se ao conjunto pilares, vigas, vigas calha e terças.

Como mencionado anteriormente, o projeto é um elemento configurador da tecnologia e do preço da estrutura pré-fabricada. É o projeto que define os vãos da estrutura, o uso, o acabamento e as conexões com os demais sistemas construtivos, como ligação de marquises, coberturas, esquadrias, alvenarias e demais sistemas de facilites envolvidos na obra.

É preciso lembrar que estamos em 2025, com a economia brasileira vivendo cenários de instabilidade. Outro fator que precisa ser lembrado é a distância entre a usina produtora do pré-fabricado e o site da obra. O frete é um fator que impacta sensivelmente o custo final.

Espero ter contribuído com esta abertura de conversa. Entre em contato conosco para saber mais sobre como podemos ajudar no seu projeto!

Compartilhe: